As vezes, com o passar do tempo, vamos nos tornando mais exigentes quanto a nossa rotina de lazer no computador, se você mexe muito na internet, começa a reclamar da velocidade que se apresenta muito baixa, se joga games, reclama por estar com travamentos ( os chamados "lags" ).
E, mesmo se for daquele usuário mais doméstico, que usa o PC só para fazer trabalhos da escola, editar planilhas, escrever um texto no Word ou imprimir umas páginas, ainda reclama de lentidão.
Pois bem, todos passamos por isso, um sintoma comum que tem muitas soluções, entre elas a que mais pode valer a pena se você realmente quer um abalo na velocidade do computador é a troca do processador.
Como isso pode ajudar?
O processador trabalha como cérebro do computador, é ele quem abre os aplicativos e resolve as tarefas, desde as mais básicas como um cálculo, até as mais avançadas. A velocidade do seu processador sendo aumentada aumentaria significantemente toda a velocidade da sua máquina, mas cuidado, para trocar o processador não é apenas ir na loja e pedir um Core i3 por exemplo. Você deve anotar alguns dados antes, sua placa é especifica e contém encaixes específicos para alguns processadores, não todos.
Socket e FSB
Para trocar seu processador você precisa dessas duas informações: qual o socket da sua placa mãe e qual o FSB máximo que ela suporta.
Socket é o encaixe onde vai o processador, ele é numerado e existem vários tipos de socket, por isso novamente peço para terem cuidado e prestarem atenção em qual seu socket. Não irei colocar uma lista de sockets existentes pois seria muito grande, mas vou colocar os mais populares:
Socket 775 -- Pentium 4 -- Pentium 4 Extreme Edition-- Pentium D -- Pentium Extreme Edition-- Celeron D --Core 2 Duo -- Core 2 Duo Extreme
Socket 478 --Pentium 4 -- Celeron -- Celeron D -- Celeron M -- Core Duo -- Core Solo -- Pentium 4 Extreme Edition -- Pentium M -- Mobile Pentium III -- Mobile Celeron -- Mobile Pentium 4
Socket 1155, 1156 -- Novos i3 e i5
Pois é, ninguém, disse que iria ser fácil, mas calma ai, pode ser sim. Faça o download do CPU-Z, um programa que vai te mostrar na hora qual sockete você possui na hora. Clique aqui e faça o download direto do Baixaki: http://www.baixaki.com.br/download/cpu-z.htm
Enquanto vai baixando leia porque saber que o seu Pentium 4 pode ser colocado em um Socket 775 e 478 não é verdade.
Isso se dá por conta do FSB ou Front Side Bus que é o caminho de comunicação do processador com o chipset da placa mãe
Coloquei uma imagem para você, agora não tem erro, você sabe qual seu processador atual e seu socket.
Muito bem, agora que já sabemos qual o socket precisamos saber até qual frequência sua placa suporta, para isso copie o nome da sua placa mãe que está na aba Mainboard do Cpu-Z e coloque o nome no Google, agora você vai ter mais facilidade de achar o site do fabricante que dá suporte para sua placa mãe e lá terá a informação do FSB. Se for dificíl, meus amigos do Clube do Hardware poderão dar auxílio também, mas para qualquer caso nos mande um e-mail que ficaremos felizes em ajudar você.
A postagem serve para ajudar você, usuário final, a compreender mais sobre o funcionamento de seu computador, e para que estejas melhor informado durante a troca dos componentes do seu computador.
Pedimos para que tomem muita atenção ao recolherem os dados de socket e FSB pois o processador é uma peça muito cara e importante. Esta postagem não incentiva ninguém que tenha nível básico em experiência com manutenção de micros a abrir seu computador, por isso só faça você mesmo a troca do seu processador se tiver conhecimento mais aprofundado na área. Entretanto, se você mesmo quer se meter a trocar, basta assistir a algumas video aulas no Google sobre manutenção de micros, mas é por sua própria conta e risco.
Agradecemos a todas pela atenção, esperamos tê-lo ajudado.
Att. Th² Informática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário