10 de jun. de 2012

Meu processador é bom?


Como prometido, aqui está a postagem sobre os super importantes "Processadores", este pequeno chip do seu PC que é o cérebro do computador.

Para que você entenda de uma maneira melhor, quero deixar claro uma coisa: Os jogos de computador exigem muito do processador, além claro da placa de vídeo, e, por isso mesmo, quanto maior for a velocidade de seu processador, melhor será o game que ele irá suportar, entretanto não é tão simples de se medir a velocidade de um processador, não é porque você possui um Core i3 por exemplo, que ele é melhor do que o Core 2 Quad do seu vizinho só porque o i3 é mais atual. 


Mas por quê eu quero deixar claro isso? Porque os jogos são realmente o que fazem cerca de 70 a 80% dos usuários domésticos irem a uma loja de informática para melhorar o desempenho do computador, e como posso afirmar isso? Os programas normais como o pacote Office( Word, Excel, etc), Messenger, Photoshop, CorelDraw, entre outros não abusam do seu processador, não chegam a usar nem 30% do seu processador enquanto são executados*, literalmente "todos" os processadores atuais rodam estes aplicativos sem problemas, o que exige mesmo do seu PC são os games! eles que exigem muito, mas acalme-se, não é comprando um processador melhor que o seu atual que o problema é resolvido, por isso que fiz a postagem sobre placas de video. Sem ela, não adianta ter o melhor dos processadores, o jogo não roda ou não rodará direito.


Jogos exigem do PC, mas tudo tem limite, para se ter uma ideia sobre para que você quer seu computador vou fazer uma divisão de perfil:

1º Perfil: Trabalhador
Se você só usa seu computador para trabalhar, um processador Celeron Dual Core pra cima, tendo 2Ghz de velocidade já é o suficiente e te ajudará em qualquer tarefa.


2º Perfil: Jogador
Se você é um gamer viciado e quer um computador que rode qualquer jogo sem travamentos(lags), um Core 2 Quad de qualquer modelo + uma placa (minha sugestão) Geforce 9800GT resolverão friamente seu problema.

3º Perfil: Jogar, trabalhar e curtir tranquilo
Mas se você não é de jogar muito, mas quando joga, quer ver o game rodar não é? ou faz muitas tarefas ao mesmo tempo, ex: abre mais de 7 abas no navegar de internet, abre um joguinho, messenger ta aberto e skype no ar com alguém conversando com você. Ahh ai você precisa mesmo de um Upgrade, mas é fácil dar conta do recado apenas com um processador Pentium Dual Core (minha sugestão um modelo E2200) + uma placa de video Geforce GT430 128 bits 2GB (em média de 200 reais) para os que tem bolso livre para gastar um pouco a mais  ou uma 8400GS para os que não querem gastar muito (cerca de 95 reais).


Obs.: Mas preste atenção, o mínimo para se ter um computador que rode extremamente bem fazendo todos esses fatores darem certo é tendo nele ao menos 1GB de Memória RAM ( Em breve postagem sobre elas).


Entendi! Mas quais os melhores processadores?


Os processadores são separados por sua arquitetura, por isso não é porque o Joãozinho tem um processador de 3Ghz de velocidade que o dele é melhor que o da Mariazinha que tem 1.6Ghz, digamos que o do "Joãozinho" é um Celeron D de 3 Ghz e o da Mariazinha é um Core 2 Duo de 1.6Ghz. Pronto, o processador da Mariazinha acabou de arrebentar com o do guri, pois além dos processadores Core 2 Duo terem núcleo duplo, eles possuem maior memória cache e maior taxa de FSB, o que acaba aumentando e muuuuito a performance do computador dela.

Núcleo Duplo? Memória Cache? FSB?

           Estes são três fatores importantíssimos que você deve levar em consideração. Ter núcleo duplo é como ter dois processadores ao mesmo tempo, o processador que o possui é inteligente ao ponto de que é muito difícil de ocorrer um travamento. 

Memória cache é a memória estática de alto desempenho do processador, sendo muito importante tanto em games como aplicações pois faz um contato antecipado com a memória RAM. Quanto maior for sua capacidade melhor, os melhores processadores tem de 1MB pra cima. 

FSB ou Front Side Bus é a chamada velocidade de clock do processador, tendo em vista que cada placa mãe suporta até uma velocidade limitada, deve-se procurar a informação do limite antes de fazer um Upgrade. 
Ex.: Processador Core 2 Duo E4700 tem FSB 1066Mhz enquanto o modelo E6550 tem 1333Mhz. Os dois mesmo sendo de mesmo socket (LGA 775) na maioria das vezes não servem para a mesma placa mãe, pela maioria não aceitar mais do que 1066Mhz de velocidade.

Lembrando que para trocar de processador, o mesmo tem de ser apropriado para o número de socket da sua placa mãe. (Visto anteriormente na postagem do dia 9 de Junho)

E mais uma lembrança, última porém importante. Para rodar jogos em alta definição e rodar sem travamentos, "Não é preciso ter o processador mais caro ou a placa de vídeo mais cara, pois mesmo sendo evidente que o desempenho será superior (teoricamente falando) com um i7, um Core 2 Quad com uma placa 9800GT como eu disse antes, rodará qualquer game em altíssimas condições sem perda nenhuma seja no desempenho ou na jogabilidade, mas se você quer fazer um investimento para os jogos que vão sair daqui a 5 ou 10 anos, boa sorte! xD

Estamos entendidos? Agora aqui vai uma listinha dos melhores processadores, em ordem sendo que de cima melhor que o debaixo:

1º   Core i7
2º   Core i5
3º   Core i3
4º   Core 2 Quad
5º   Core 2 Extreme
6º   Core 2 Duo
7º   Pentium Dual Core
8º   Pentium D e Extreme Edition
9º   Celeron Dual core
10º Celeron
11º Pentium 4

Obs.: Servindo como exceção, os processadores celeron Dual Core, mesmo tendo núcleo duplo ainda não considerados bons processadores para jogos.


*dependendo do seu processador( Pentium 4 1.6 Ghz pra cima )


Tem suas controvérsias? Acha que estou errado quanto a quem é melhor na lista? não deixe de comentar!!!


Abraço do seu amigo
Thales Escalante.







9 de jun. de 2012

Posso colocar outro processador no meu computador PC ???

As vezes, com o passar do tempo, vamos nos tornando mais exigentes quanto a nossa rotina de lazer no computador, se você mexe muito na internet, começa a reclamar da velocidade que se apresenta muito baixa, se joga games, reclama por estar com travamentos ( os chamados "lags" ).
E, mesmo se for daquele usuário mais doméstico, que usa o PC só para fazer trabalhos da escola, editar planilhas, escrever um texto no Word ou imprimir umas páginas, ainda reclama de lentidão.
Pois bem, todos passamos por isso, um sintoma comum que tem muitas soluções, entre elas a que mais pode valer a pena se você realmente quer um abalo na velocidade do computador é a troca do processador.

Como isso pode ajudar?

O processador trabalha como cérebro do computador, é ele quem abre os aplicativos e resolve as tarefas, desde as mais básicas como um cálculo, até as mais avançadas. A velocidade do seu processador sendo aumentada aumentaria significantemente toda a velocidade da sua máquina, mas cuidado, para trocar o processador não é apenas ir na loja e pedir um Core i3 por exemplo. Você deve anotar alguns dados antes, sua placa é especifica e contém encaixes específicos para alguns processadores, não todos.

Socket e FSB

Para trocar seu processador você precisa dessas duas informações: qual o socket da sua placa mãe e qual o FSB máximo que ela suporta.
Socket é o encaixe onde vai o processador, ele é numerado e existem vários tipos de socket, por isso novamente peço para terem cuidado e prestarem atenção em qual seu socket. Não irei colocar uma lista de sockets existentes pois seria muito grande, mas vou colocar os mais populares:

Socket 775    -- Pentium 4 -- Pentium 4 Extreme Edition-- Pentium D -- Pentium Extreme Edition-- Celeron D --Core 2 Duo -- Core 2 Duo Extreme

Socket 478 --Pentium 4 -- Celeron -- Celeron D -- Celeron M -- Core Duo -- Core Solo -- Pentium 4 Extreme Edition -- Pentium M -- Mobile Pentium III -- Mobile Celeron -- Mobile Pentium 4

Socket 1155, 1156 -- Novos i3 e i5

Pois é, ninguém, disse que iria ser fácil, mas calma ai, pode ser sim. Faça o download do CPU-Z, um programa que vai te mostrar na hora qual sockete você possui na hora. Clique aqui e faça o download direto do Baixaki: http://www.baixaki.com.br/download/cpu-z.htm

Enquanto vai baixando leia porque saber que o seu Pentium 4 pode ser colocado em um Socket 775 e 478 não é verdade.
Isso se dá por conta do FSB ou Front Side Bus que é o caminho de comunicação do processador com o chipset da placa mãe
Coloquei uma imagem para você, agora não tem erro, você sabe qual seu processador atual e seu socket.

Muito bem, agora que já sabemos qual o socket precisamos saber até qual frequência sua placa suporta, para isso copie o nome da sua placa mãe que está na aba Mainboard do Cpu-Z e coloque o nome no Google,  agora você vai ter mais facilidade de achar o site do fabricante que dá suporte para sua placa mãe e lá terá a informação do FSB. Se for dificíl, meus amigos do Clube do Hardware poderão dar auxílio também, mas para qualquer caso nos mande um e-mail que ficaremos felizes em ajudar você.


A postagem serve para ajudar você, usuário final, a compreender mais sobre o funcionamento de seu computador, e para que estejas melhor informado durante a troca dos componentes do seu computador.

Pedimos para que tomem muita atenção ao recolherem os dados de socket e FSB pois o processador é uma peça muito cara e importante. Esta postagem não incentiva ninguém que tenha nível básico em experiência com manutenção de micros a abrir seu computador, por isso só faça você mesmo a troca do seu processador se tiver conhecimento mais aprofundado na área. Entretanto, se você mesmo quer se meter a trocar, basta assistir a algumas video aulas no Google sobre manutenção de micros, mas é por sua própria conta e risco.

Agradecemos a todas pela atenção, esperamos tê-lo ajudado.

Att. Th² Informática.